Lince Gelo Seco

A Lince Gelo Seco trabalha com o Gelo Seco produzido pela CRYOBRAS, a maior produtora de Gelo Seco do Brasil, e por meio de revendas e centros de distribuição próprios ou com franquias já nascemos como o maior distribuidor de gelo seco do país. De acordo com nossa cultura corporativa, optamos por oferecer com segurança os produtos da mais alta qualidade e tendo como meta a popularização desse extraordinário produto no Brasil, a exemplo de sua popularidade já atingida em outros países. Através de uma rede estratégica de instalações de fabricação e distribuição de última geração, nós vendemos e distribuímos Gelo Seco de grau alimentício para todos os principais setores em todo o país.

Siga a gente no Facebook
gelo seco covid-19

Qual a importância do gelo-seco no combate ao Coronavírus?

O gelo-seco é um material que pode ser utilizado em diversas áreas e funções, inclusive na saúde. Isso se deve ao fato dele ser um recurso de refrigeração, muito útil para o transporte de material biológico. Mas como isso é relevante no combate ao COVID-19 e o porquê dessa função ajudar a salvar vidas, explicaremos agora.

Leia este post e confira como o gelo-seco ajuda no combate ao Coronavírus e qual o seu papel no avanço da cura!

Qual é a função do gelo-seco no desenvolvimento da vacina do Coronavírus?

Como mencionado na introdução, além de eficiente para produzir alguns efeitos especiais em bebidas ou até em festas, clipes etc., o gelo-seco tem um papel fundamental na saúde. Isso porque ele é um excelente recurso de refrigeração para o transporte de material biológico.

Essa refrigeração possibilita diversos avanços científicos, pois permite que o objeto seja transportado a outros centros de pesquisa, o que amplia ainda mais o número de pesquisadores envolvidos no estudo do objeto. 

Como objeto de estudo, podemos ter diversos materiais biológicos, como vírus, bactérias, fungos, entre outros. Nesse sentido, com o gelo-seco é possível transportar amostras do COVID-19, para acelerar o processo de pesquisa. Logo, isso é determinante para o desenvolvimento da vacina contra o Coronavírus.

A exemplo disso, diversos laboratórios da Europa já disponibilizaram amostras do vírus para várias partes do mundo utilizando o gelo-seco. Na posse das amostras de vírus inativado, os pesquisadores conseguem extrair o ácido nucléico do vírus, que servirá de controle positivo para o exame. 

Segundo a Fapesp — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, isso permite aumentar em milhões o número de cópias do RNA do Coronavírus. Assim, torna-se possível detectá-lo e quantificá-lo em uma amostra clínica.

O que o Ministério da Saúde e a Anvisa afirmaram sobre o uso do gelo-seco?

Para se ter ideia do uso do gelo-seco, o Ministério da Saúde declarou que ele é um dos principais materiais refrigerantes. Visto que, para colher amostras de sangue e soro para isolamento viral e/ou pesquisa de genoma viral, é preciso:

  • armazenar em ultrabaixa temperatura, preferencialmente em gelo-seco, nitrogênio líquido ou freezer -70ºC (eventualmente -20ºC). Já na impossibilidade das opções anteriores, deve-se manter em refrigeração e encaminhar ao LACEN o mais rápido possível para armazenamento adequado.

A ANVISA, em continuidade, também descreve que no processo de validação do transporte a quantidade de material refrigerante deve:

  • ser definida para cada modelo de acondicionamento;
  • considerar a quantidade de material biológico para garantir a conservação da temperatura pelo tempo determinado. 

Além disso, o gelo reciclável deverá ser pré-acondicionado em temperatura e por tempo definido. 

Aprenda também: a armazenar e a manusear o gelo-seco com segurança e praticidade.

Como vimos, em relação ao gelo-seco no combate ao Coronavírus, sua função é muito necessária. Ainda mais se considerarmos o seu custo como recurso de refrigeração, sendo muito mais viável do que o nitrogênio líquido. Justamente por isso, observando a realidade financeira da pesquisa nacional, economizar é indispensável. 

Além disso, o manuseio do gelo-seco é mais prático do que ter que trabalhar com o nitrogênio líquido. 

Veja ainda: 3 experiências divertidas e científicas com gelo-seco para se realizar na escola.

Desse modo, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre mais uma função desse recurso para o combate ao COVID-19. Comente o que achou do conteúdo, é muito importante sabermos a sua opinião. Até mais!

Sem Comentários

Postar comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial